O que é um ChatBot?

O que é um ChatBot?

As novas tecnologias vem trabalhando cada vez mais em prol de melhor a comunicação entre as pessoas. Mas e se existisse uma ferramenta capaz de responder qualquer dúvida dentro de uma plataforma  a qualquer hora do dia? Essa é, basicamente, a função de um ChatBot!

Conceito

O ChatBot nada mais é que um programa utilizado para simular conversas dentro de alguma plataforma.

Assim, para o seu funcionamento, essa ferramenta processa as mensagens recebidas via chat e utiliza de uma inteligência artificial para interpretar e responder os questionamentos de forma correta e assertiva, como se estivéssemos de fato conversando com uma pessoa do outro lado da tela.

Funcionalidade

A comodidade de não precisar que alguém responda manualmente todas as mensagens recebidas, faz com que esta ferramenta tenha diferentes propósitos. Dessa maneira, os ChatBots podem ser utilizados como assistente pessoal, suporte técnico, vendedor, fornecedor de informações sobre determinado produto e muito mais!

Quais são os ChatBots existentes?

Atualmente essa tecnologia se divide em duas vertentes:

ChatBots construídos a partir de regras –

Estes programas seguem um modelo pré configurado de perguntas e respostas para dar uma devolutiva ao usuário, servindo, assim, para conversas mais simples do dia a dia.

ChatBots desenvolvidos com IA – 

Os ChatBots criados com Inteligência Artificial decodificam as mensagens enviadas pelos usuários e assim responder de forma mais personalizada seus questionamentos, podendo ser atualizados ao longo do tempo também.

Por que ter um ChatBot trabalhando para mim?

Comodidade e aumento da produtividade – Ter a tecnologia a seu favor só traz otimização do seu tempo!

Atendimento 24h por dia – Você não precisa estar online a todo momento para que seus clientes sejam bem atendidos, basta ter um ChatBot para responder os questionamentos feitos por eles;

Coleta de dados – Essa ferramenta também pode te auxiliar a identificar os padrões de compra dos seus clientes, proporcionando um atendimento mais personalizado, com recomendações que façam sentido para cada um. 

Alguns cuidados

Existem uma infinidade de sites na internet que oferecem ChatBots. Entretanto, antes de instalar essa ferramenta dentro da sua plataforma, fique atento a essas dicas!

  1. Tenha em mente qual será a funcionalidade do seu ChatBot, seja ele vender, aumentar a interatividade com seu público-alvo, fornecer suporte técnico, etc;
  2. Defina o tipo de ferramenta que será melhor para as suas necessidades, seja um ChatBot feito com regras ou IA;
  3. Busque determinar o layout da sua ferramenta, pois caso esta seja usada dentro de um site, por exemplo, é necessário se certificar que o programa terá uma boa disposição dentro da plataforma;
  4. Faça testes A/B para conseguir definir o que vem funcionando melhor para seus clientes;

Por fim, busque sempre oferecer outro canal de comunicação para que seu cliente possa entrar em contato caso não tenha sua dúvida atendida de forma clara.

A internet deve ser um facilitador, não um problema para o seu negócio!

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